Illustration imagem for Jalapão-TO

Rosângela Benvindo

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E ECOTURISMO: O CASO DO PARQUE DO JALAPÃO (2011)

O trabalho analisa políticas públicas ambientais e de ecoturismo, focando nas convergências e divergências no caso do Parque Estadual do Jalapão.

O trabalho analisa as políticas públicas de proteção ambiental e de promoção do ecoturismo com objetivo de identificar as convergências e divergências entre seus princípios e instrumentos, de modo a viabilizar o turismo em unidades de conservação.

Parte da premissa que a trajetória diferenciada da base conceitual na qual estão ancoradas as duas políticas pode auxiliar no entendimento das divergências que ocorrem na prática do ecoturismo em Unidades de Conservação; qual seja, os conceitos depreservação e conservação.

Estuda o caso do Parque Estadual do Jalapão - PEJ no Estado do Tocantins e adota a análise comparativa como método de trabalho. A partir da identificação dos princípios de proteção ambiental e de promoção do ecoturismo foi elaborada uma matriz paraanálise das proposições do Plano de Uso Público do PEJ e do Plano de Desenvolvimento do Ecoturismo da Região do Jalapão.

Apresenta-se como resultado que, no que tange aos princípios, existe uma certa convergência de objetivos, mas que predominam as divergências na proposição dos instrumentos de gestão. Em decorrência do método utilizado, essas divergências ficambastante claras e possibilitam um diálogo franco entre os atores envolvidos na gestão das duas políticas, de modo que o objetivo final da promoção do ecoturismo seja alcançado - não só no caso do PEJ, mas em outras Unidades de Conservação já que ométodo de análise se fundamenta na legislação que embasa as duas políticas públicas no país.


LEIA O ARTIGO COMPLETO NO LINK ABAIXO


https://drive.google.com/file/d/1tqDFzTt_UvEDVKbuQEBVaQvHlI9tzrSy/view?usp=drive_link