
Rosângela Benvindo
ATRIBUTOS MORFOLÓGICOS QUE IMPLICAM EM UMA MAIOR URBANIDADE E DIRETRIZES DE SUSTENTABILIDADE URBANA – UM ESTUDO DE INTEGRAÇÃO (2007)
Aborda a integração entre sustentabilidade e urbanidade, explorando como esses paradigmas podem ajudar na construção de cidades sustentáveis.
O texto trata da integração de dois paradigmas: sustentabilidade e Urbanidade paracontextualizar o fenômeno urbano.
A partir da década de 1960 intensifica os estudos sobre os impactos ambientais advindo do acelerado processo de urbanização, desencadeando em sucessivas conferências que construíram e disseminaram o conceito de sustentabilidade urbana.
Na arquitetura a noção de sustentabilidade foi absorvida através da incorporação dasdimensões espaciais e sociais na construção das cidades. Nesta vertente algumas teoriasse firmam para dar respostas aos problemas decorrentes à crescente urbanizaçãoplanetária. A teoria da Sintaxe espacial se consagra como uma delas, fundamentando-senas implicações sociais da arquitetura do processo de produção e uso do espaço.
Desta forma, através do paradigma da urbanidade pode-se contribuir na construção de uma cidade sustentável? Este é o eixo reflexivo.
LEIA O ARTIGO COMPLETO NO LINK ABAIXO
https://drive.google.com/file/d/1uC2R0tZb1Lt5CvuL8d_W5L9EeEXe-C3L/view?usp=drive_link